segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Google: reimaginando o presente para inovar no futuro



Na noite de 4 de novembro, André Serpa, Gerente de Novos Negócios da Google, compareceu à ESPM para dar uma palestra aos alunos e apresentar a dinâmica de trabalho e alguns dos objetivos da 2ª empresa mais valiosa do mundo. A palestra abordou diferentes temas, desde o ambiente interno e externo da empresa, até mudanças de comportamento para o futuro.
Primeiramente, André explicou sua função dentro da empresa; ele é responsável pelo contato com agências e ajuda a apresentar aos clientes ferramentas da Google, como o Adword, Youtube, Google Analitics, entre outras. Ao mostrar suas funcionalidades e oportunidades, os clientes passam a entender de forma mais clara as vantagens de estar inserido nesses meios.
A seguir, o gerente se aprofundou na história da Google, que completa 15 anos de atuação no mercado e continua crescendo em ritmo acelerado, movida pela inovação e cultura. A inovação é tão essencial para a empresa que existe um departamento responsável por desenvolver projetos ousados e inovadores. Essa área é chamada “Divisão X” e contempla projetos como o carro sem motorista e o Google Glass. Além disso, a cultura está entre os valores de extrema importância da companhia.  A diversidade está presente dentro da empresa e é comprovada pela contratação de profissionais que atuam em áreas completamente distintas de sua formação original. Outro incentivo oferecido pela Google é o job rotation, que tem como objetivo ampliar ainda mais as possibilidades de desenvolvimento de seu pessoal, oferecendo a seus colaboradores a oportunidade de trabalhar fora do país por um determinado período.
O ambiente de trabalho é descontraído e divertido, envolvendo happy hours semanais, refeitórios temáticos e muita interação entre os funcionários. Apesar da informalidade, muita responsabilidade é exigida de seus funcionários, pois o foco da empresa está nos resultados e serviços de qualidade. Todos os colaboradores precisam apresentar constantemente o status atual de seus projetos e como eles estão evoluindo.
Segundo André, a missão da empresa é organizar todas as informações do mundo para que a internet seja acessível e útil a todos. Um tanto quanto ousad, a grande meta da empresa é conseguir que em 2020 as 7 bilhões de pessoas do planeta consigam ter acesso à internet. Isso extrapola até mesmo condições básicas para o funcionamento da internet, como aparelhos e eletricidade, que nem todas as localidades possuem em sua infraestrutura. Ainda assim, a Google busca superar essas condições utilizando, por exemplo, balões para que o sinal da internet seja acessível a essas regiões. Há também uma parceria com os governos dos países para que esse benefício também auxilie na melhoria da infraestrutura local, sistemas de educação e saúde.
Para esse e outros projetos inovadores e relativamente caros, a empresa conta com um elevado lucro e faturamento advindo da publicidade. Com isso, é possível elaborar e manter um serviço de consultoria para auxiliar as marcas a otimizarem seus investimentos. Dessa forma, conseguem entender as mudanças de comportamento do consumidor, a necessidade de adaptar o conteúdo nas diferentes plataformas e alterar a linguagem de suas mensagens para torna-las mais atrativas aos receptores.
Por fim, André ressaltou algumas mudanças no comportamento dos consumidores em relação à internet: a maioria dos usuários está presente em dispositivos móveis, a linha que divide o real e o virtual está cada vez mais fina e imperceptível, os objetos estão cada vez mais conectados e integrados a outros e o extraordinário já é esperado. Para o gerente, a internet é um ótimo meio de proporcionar experiências fantásticas e as empresas precisam, cada vez mais, superar as expectativas dos consumidores com novas experiências e conteúdos.
Tudo está sendo reimaginado e reinventado, inclusive a propaganda. Por isso, André afirma que cada vez mais empresas recorrerão às ferramentas da Google para gerar experiências diferenciadas para o seu público e inovar na comunicação de suas marcas.


Por:
Andrea Brisolla
Daniela Freitas
Fernanda Lotfi
M. Fernanda Franco
Mônica Senato
CSO 6C



Nenhum comentário:

Postar um comentário