domingo, 3 de novembro de 2013

Glocal, o novo profissional.

Na aula do dia 28 de outubro, contamos com a presença da Diretora Geral de Pesquisa da Discovery Brasil, Beatriz Mello. O foco central da palestra foi a “internacionalização profissional”. Beatriz falou um pouco sobre o contato entre profissionais de diferentes partes do mundo e como é possível diminuir o choque cultural por meio do entendimento dessas diferenças. Com isso, nos introduziu ao conceito do profissional "Glocal", o qual domina ao mesmo tempo os valores das diferentes culturas ao redor mundo e os valores da cultura onde está inserido.
“O mundo é 360º”. Foi essa afirmação que abriu a palestra com o intuito de mostrar que quando trabalhamos com profissionais de outros países temos que ter em mente que existem outras formas de comunicação e cultura. Ou seja, além de existir a diferença básica entre as línguas faladas por cada uma das partes, existe também uma diferença de valores culturais e éticos entres os povos. Toda essa diversidade deve ser levada em consideração a fim de evitar qualquer tipo de mal entendido. Como exemplo disso, foi nos mostrado o caso da campanha da marca Tang, em que havia ao mesmo tempo um conceito global e um conceito local. O conceito global da campanha manteve-se o mesmo em todo mundo, enquanto o conceito local buscou adaptar os valores da marca para a cultura onde a campanha estava sendo exibida. As diferenças ficaram claras quando foram comparados os comerciais exibidos no Brasil e na Arábia Saudita. No caso do comercial Brasileiro, a marca buscou destacar o conceito da sustentabilidade, que é muito discutido dentro da nossa cultura. Já no caso da Arábia Saudita, foi destacado o conceito de "fazer o bem", aproveitando o momento em que o país estava no período do Ramadã, uma tradição da religião muçulmana que prega fazer o bem ao próximo.
É por esse motivo que trabalhar na área internacional está diretamente ligado à quebra de paradigmas tanto pessoais quanto profissionais. O profissional desta área deve ser flexível e aberto. É importante também que ele possua o equilíbrio perfeito entre uma visão macro e uma visão micro de negócios. Isso quer dizer que a visão macro faz com que ele tenha conhecimento em assunto genéricos que abrangem características globais de certo assunto, enquanto a visão micro se dá pela apropriação e adaptação de conceitos para um segmento específico, em outras palavras, a visão micro demanda expertise.

Aline Soares
Fernando Len
Marina Maffini

Nenhum comentário:

Postar um comentário