segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Soluções criativas e a Pay-TV


Na noite de 21 de outubro recebemos em nossa sala a ilustre visita do multifacetado gerente de soluções criativas da Creative Solutions, Carlos Queiroz, mais conhecido pelo vulgo Tetéu. Nas horas vagas, o baiano já se aventurou como redator publicitário, cuidador de macacos em um zoológico e até mesmo abriu sua própria fabrica de velas com um amigo da mãe na Bahia. Tudo isso e outras experiências não menos importantes levaram nosso personagem de hoje à uma abordagem diferenciada da temática publicitária dentro da TV fechada (Pay TV) nacional.

Tetéu, trabalha hoje para uma das redes de canais para TV fechada que vem ganhando maior audiência e fãs nos últimos tempos, a FOX, detentora de canais como o Fox Sports, o Bem Simples e mais recentemente adquiriu a famosa MTV.



Ele nos traçou um breve panorama da publicidade no mercado brasileiro nos últimos 20 anos e nos deu uma aula sobre a lei criada pelo governo brasileiro em 2011 para incentivar a produção de conteúdo nacional, obrigando os canais fechados e as operadoras de TV por assinatura a reservar um percentual, crescente a cada ano, de suas programações e de seus prime time (18h-02h) à produções nacionais feitas por produtoras independentes. Esse cenário fez com que os canais repaginassem seus conteúdos e incentiva a produção de conteúdo nacional. 


Dentre o cardápio de sucessos da rede Fox estão series como Family Guy, Simpsons, Walking Dead e Glee, que trazem uma audiência de incríveis 0,5 pontos para a rede, mostrando o grande abismo entre as grandes redes de telecomunicação que chegam a ter mais de 30 pontos de audiência e as redes de TV fechada que nem somando todos os canais conseguem alcançar tal feito. Dentre os canais de TV fechada, a rede Fox concentra uma das maiores audiências, atraindo assim diversos anunciantes.


Além dos canais acima, no Brasil, o FX, um dos maiores sucessos da Fox, teve grande aceitação dos Brasileiros, principalmente entre o publico masculino.
Bem, sendo assim, vemos que Tetéu ( Sim, nosso personagem principal!), está trabalhando em um local privilegiado.

Agora, como fazer com que estas mega séries, rendam mais dinheiro ainda em publicidade?
Bem, nosso aventureiro, junto com os outros Criativos da Creative Solutions, decidiram criar um formato de propaganda, dentro da lei, em que apenas algum elemento que remete a série apareça, dando assim aquela famosa volta nos problemas judiciais devido a falta de autorizações.

Por exemplo, o seriado walking dead e a Sony Cyber Shot :







Apenas a mão do zumbi foi utilizada, mas já se pode fazer referencia a série, que é de grande sucesso.






Mas o porque de tudo isto?

Bem, podemos ver que hoje em dia, as pessoas não tem paciência para uma propaganda convencional. Sendo assim, cada vez mais, os videos do tipo branded content, games, ou algo que traga maior entretenimento, estão em alta e devem ser explorados.
Este tipo de propaganda tem maior apelo para as pessoas, pois estão relacionados com seriados e conteúdos, que já são aprovados pelos receptores, ou pelo menos parte deles.

Além disso...

Podemos estar vendo aqui o futuro que toda ou grande parte da Publicidade vai ter, cada vez mais veremos a criação de series patrocinadas, inserções de produtos dentro de séries, ou relacionados com conteúdos já famosos e que tem como principal caracteristica convidar os fãs ( fans ?) a conhecer e produto ali anunciado.

Por Matheus Gori, Thiago Carvalho, Victor Padial, Vinicius Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário