O cenário digital e as constantes mudanças na Internet
No dia 07 de outubro de 2013, a ESPM recebeu a visita de Gustavo Macedo, gerente de SEO (Search Engine Optimization) da iProspect, a única agência de performance digital em escala global. Fundada em 1996, a iProspect, primeira empresa de search do mundo, trabalha junto com diferentes marcas (como Sadia, Apple, Nivea, Fiat e Adidas) buscando gerar resultados por meio do marketing digital.
Formado em Publicidade e Propaganda, Gustavo Macedo apresentou algumas ferramentas básicas para se trabalhar no universo digital e destacou tendências do cenário atual da Internet no Brasil e no mundo. Trabalhando com a vertente online há 14 anos, Gustavo tem como principal função, dentro da iProspect, garantir a visibilidade das marcas de seus clientes no universo digital, de modo a torná-las presentes em mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Além de ser professor de SEO há 3 anos no Senac, atua como membro do comitê de search do IAB, órgão global que regulamenta algumas regras da internet.
CONTEXTO
Antes de abordar a fundo a temática de Internet, deve-se
entender a participação das pessoas nesse universo, visto que, segundo Gustavo,
a Internet não é uma rede de computadores, mas um cenário criado pelas pessoas.
Seguindo essa lógica, pode-se compreender a importância do
mercado brasileiro dentro dos meios digitais. O Brasil já se apresenta como o
3º maior país em usuários ativos do mundo. Ao todo, são 52,5 milhões de
brasileiros interagindo, seja pela produção ou pelo consumo de conteúdo na
Internet. Além disso, a Internet, hoje, representa um faturamento de,
aproximadamente, 3 bilhões de reais.
EVOLUÇÃO DA
INTERNET
Antes de mais nada, para se compreender o contexto atual do
mundo digital, é importante abordar a evolução da Internet ao longo dos anos.
A Web 1.0 pode ser considerada a Era da Informação. A primeira versão da World Wide Web trazia uma comuicação limitada ao consumo de conteúdo, funcionando apenas como uma via de mão única. Com o aprimoramento de softwares e as mudanças do relacionamento entre as pessoas e as plataformas digitais, surge um novo período marcado pela Web 2.0, a Era da Geração de Conteúdo. Essa nova versão possibilitou uma maior interação entre usuários, por meio de compartilhamento de conteúdos e até mesmo pela produção própria.
Em resumo, a sociedade, que antes estava inserida em uma
forma de consumo passivo na
Internet, por meio da atuação do marketing
tradicional, agora encara uma atitude de participação ativa, marcada pelo marketing contínuo. Ou seja, o universo online foi impactado pelo
surgimento de novos formatos de mídia e pela necessidade de uma mudança na
maneira pela qual se comercializa dentro da Internet.
POSICIONAMENTO DAS
MARCAS
Diantes desse quadro, as marcas compreenderam a maior
participação do público dentro da Internet e o poder conquistado pelo consumidor e , por isso, modificaram a forma
de se vender seus produtos/serviços. A alternativa encontrada para alcançar um
retorno eficiente, foi a adoção de um posicionamento mais humanizado, com o
objetivo de estreitar o relacionamento com o consumidor.
Uma forma muito utilizada para explorar os valores humanos
das marcas é feita pelo conceito de Storytelling.
Essa vertente consiste em criar um posicionamento por meio de comerciais que
contem histórias, com o objetivo de despertar o lado emocional das pessoas.
Esse direcionamento gera uma resposta positiva nas mídias digitais, podendo ser
percebido pelo aumento das buscas, por parte dos usuários, por marcas que se
posicionam dessa forma.
Veja alguns exemplos:
- A grande vantagem é o fato de que, a partir do momento que o consumidor se sente relacionado com as marcas, ele próprio faz a publicidade para ela, ao emitir opiniões (por meio de comentários, compartilhamentos, fotos, check-ins) nas diferentes plataformas sociais.
CULTURA DA
INTERNET
A fim de evidenciar a importância da demanda e o quão
fértil é o público para se trabalhar no mercado digital, cabe, abordarmos,
aqui, a cultura da Internet e toda a sua repercussão no comportamento das
pessoas.
A ideia de cultura da Internet é marcada, fortemente, pelas
famosas figurinhas chamadas memes,
que apresentam, de forma divertida, expressões e sentimentos com os quais os
usuários se identificam, representando uma forma de se emitir opiniões dentro
da Internet.
Além disso, a partir dessas formas de expressão, pode-se
visualizar as relações diretas entre o
universo offline e online, ou seja, o que um absorve do outro e vice-versa.
Essa realidade é explicada pelo fenômeno multitelas em que vivemos, isto é, estamos
sempre conectados por mais de uma tela ao mesmo tempo (como por exemplo
assistir TV com o tablet no colo), o que facilita essa reverberação de conteúdo
entre o online e o offline.
Sem dúvidas, uma atitude inteligente para as marcas,
estrategicamente, é o posicionamento das mesmas, aproveitando todo esse
engajamento das pessoas referentes aos diferentes temas que se encontram em
alta. É necessário apenas um feeling das marcas para com o público, a fim de
criar algo que possa se consolidar na mente do target e gerar repercussão
relevante.
AMBIENTE
COMPETITIVO
Quando
tratamos da concorrência no universo digital, é importante ressaltar mais uma
vez: a Internet é uma rede de pessoas. A maior competição não envolve apenas a
briga tradicional entre marcas, mas também a luta pela atenção do público. Por conta do excesso de informações e
pelo fenômeno multitelas, o consumidor, apesar de estar sempre conectado,
divide constantemente sua atenção entre plataformas diferentes, além de se
dispersar com muita facilidade.
Por isso, aspecto mais importante
que se deve levar em conta para atingir, de forma eficaz, o consumidor é o
desenvolvimento de uma comunicação assertiva e direta, a fim de
evitar com que as pessoas ignorem a mensagem.
NOVAS MÍDIAS
Ainda pensando nesse ambiente extremamente competitivo, é preciso abordar o novo paradigma de oferta de mídia existente. Além da mídia tradicional, conhecida como mídia paga, o cenário digital engloba dois novos formatos: a mídia própria, a qual a marca tem controle sobe a geração de conteúdo e a mídia conquistada, marcada pela participação espontânea do consumidor e por gerar fãs engajados.
Toda essa mudança possibilitou no surgimento de novo pontos de contato com o target, de modo a tornar, cada vez mais essencial, a aplicação do marketing contínuo na Internet. É preciso valorizar o monitoramento 360 das inserções das marcas, durante todos os dias do ano, visto que o cenário digital muda constantemente e isso impacta diretamente na relação entre as pessoas e as marcas.
FERRAMENTAS
Diante das diversas mudanças no meio online, é preciso se basear
em certas ferramentas para garantir a visibilidade das marcas de forma
eficiente. Alguns exemplos, abaixo:
AFINAL, O QUE PODEMOS LEVAR DISSO TUDO?
Grupo 7 - CSOS 6B:
Bruno Barros
Karine Breciani
Lucas Zacariotti





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