A Eficácia da Publicidade Virtual - Por Guilherme Bressan e Izabella Bueno CSO6B
Na última segunda-feira (14/10), recebemos na aula de ACCM – Abordagens Contemporâneas da Comunicação Mercadológica – Marcelo Lobianco, VP do IAB Brasil. Para quem não conhece, o IAB consiste no principal órgão do segmento de publicidade digital. Graduado em Publicidade, Lobianco possui mais de 20 anos de experiência no mercado de marketing e comunicação e trabalha com internet desde 1996. Ele começou sua carreira na McCann Erickson e hoje com mais de 20 anos de experiência no mercado de comunicação, o profissional iniciou sua carreira nas agências McCann-Erickson e Y&R, tendo desenvolvido sua própria empresa de marketing digital e ainda foi diretor de marketing de empresas como Shoptime e Americanas.com. Antes de ingressar no IAB Brasil ele fazia parte do grupo do IG, onde permaneceu por mais cinco anos. Com tanta bagagem, o palestrante acredita que a internet tem forte potencial de crescimento em curto espaço de tempo, mas que faltam profissionais de qualidade no mercado.
A publicidade surgiu da necessidade de se gerar uma comunicação de massa para uma demanda, gerada pelo giro de capital no comércio vigente. Mas o que determina o valor de um produto? Será a conveniência, o desejo, a necessidade, ou o preço? Surge o aspecto em questão de como as empresas orientarão a publicidade para uma determinada intenção de compra de cada produto.
Em meados dos anos 1990, a televisão possuía 99,6% da cobertura publicitária circulante no mercado. Hoje em dia, com a evolução do poder da internet sob os meios de comunicação, esta cultura da televisão vem chegando ao fim. Os formadores de opinião e criadores de conteúdo não estão só presentes nos Jornais e nas Rádios, mas sim no Facebook, nos blogs, no Youtube e em toda e qualquer forma de rede social onde o consumidor interage com a marca. Essa Interação vem ganhando cada vez mais importância no sentido de conversa, diálogos, e no princípio da troca de informações valiosas tanto no ponto de vista da marca, quanto no ponto de vista do cliente sob a marca/produto em si.
Atualmente, ¼ de todo o investimento que é feito na publicidade está no meio digital, em que o share da publicidade digital no mobile já ultrapassou a tradicional revista impressa. Desta forma, não há mais a possibilidade de escolha entre o on e o off-line, onde a opção pelo off (pelo não investimento no universo digital) tornarão as instituições obsoletas. Ou seja, aprender-se o digital é fugir da lixeira.
Torna-se cada vez mais indispensável que as empresas não só separem boa parte de todo o seu capital para investir na internet, como também necessitem executar uma estratégia de comunicação integrada que estabeleça conceitos abrangentes e relevantes para todos os meios, isto é, comunicação 360°. Isso porque as pessoas consomem pequenas partes de informação em diferentes veículos e está cada vez mais difícil conquistar sua atenção.
Além disso, segundo Marcelo Lobianco, a publicidade virá a se tornar ainda mais assertiva. Por isso, empresas como a Amazon estudam e armazenam o perfil de todos os seus usuários, contendo informações e dados sobre seus interesses. Essa base de dados que se atualiza com frequência, possibilita à Amazon ofertar uma publicidade mais personalizada. E com isso o foco no consumidor passa a ser direcionado para o meio digital, onde através da interação entre marca e consumidor as instituições encontram as informações necessárias para a evolução da experiência de utilização do cliente com um produto/serviço tangível.
As pesquisas de mercado bem como a psicologia do consumidor nunca tiveram tanto valor para as mensagens publicitárias como nos dias de hoje. É o consumidor que possui o controle dos próximos conteúdos a serem gerados, colaborando direta ou indiretamente na sua própria produção. Tudo traduz a internet hoje, como uma boa oferta de conteúdo da forma mais simples e explicativa possível, e estando o foco somente no usuário presenciamos o surgimento de uma nova cadeia de negócios, uma cadeia de negócios onde não há cadeia formada em si, o que trás outra mudança no paradigma da publicidade on-line que antes oferecia por oferecer, e hoje oferece pelo perfil de interesses de cada um. E uma vez que a visão da próxima publicidade on-line esta na opinião do próprio consumidor, Marcelo conclui com a seguinte questão: Qual é a eficácia do Marketing nesses novos tempos?!



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