No segundo horário, tivemos o prazer
de assistir à palestra do Gustavo Macedo, gerente de SEO (Search Engine
Optimation) da iProspect, agência focada em SEO, vinculada à Agência Click.
Gustavo já trabalha com o mercado digital desde 1999 e isso o levou ao seu
cargo atual na agência, ao comitê de search do IAB (Interacting Advertising
Bureau) e ao seu cargo de professor de SEO no SENAC.
Primeiramente, é importante
entender o significado de SEO. Search Engine Optimation, são técnicas para
posicionar adequadamente seu site diante de buscadores ou em forma de
advertising, por toda a internet (como por exemplo o site de buscas do Google).
Gustavo justifica sua profissão e seu gosto pelo mundo da Internet pelo fato de
ela ser feita por pessoas (por todos os usuários que a utilizam) e não
máquinas. Qualquer usuário é capaz de fornecer e compartilhar conteúdo,
tornando-se assim um potencial formador de opinião.
Estando no mercado a tanto
tempo, ele presenciou a evolução da internet, assim como as diversas fases da
web no Brasil e no mundo (Web 1.0, Web 2.0 e a atual Web 3.0). Ele nos conta
que a Internet no Brasil cresce não só em volume como também em qualidade e que
as pessoas estão começando a gastar cada vez mais na Internet. Tendo a web como
principal meio, a Internet vem se tornando mais confiável à medida em que as
pessoas a utilizam e aprimoram seu conteúdo e suas mecânicas cada vez mais. O
que comprova essa evolução é o fato de os usuários não comprarem apenas eletrônicos,
mas consumirem também diversos produtos e até mesmo serviços, dando destaque
para artigos de moda (roupas e acessórios). Assim como nossa professora de
Arenas Digitais e Mídias Sociais Beatriz já nos explicou, Gustavo reforço os
conceitos das fases da Web, Storytelling e Tipos de Mídia. Na verdade, disse
que seu trabalho existe hoje graças a esses conceitos, que são extremamente
dinâmicos e vivem se modificando, estando em beta perpétuo e sendo cada vez
mais ubíquos.
O Brasil é hoje o terceiro maior
país em presença na internet, que já é o segundo meio em faturamento no país. O
bolo publicitário digital estimado é de 3 bilhões de reais, sendo dividido
entre buscadores (search, que representa 50% do faturamento) e display
(banners, e-mail marketing, que representam os outros 50% do faturamento). O
cenário é positivo, a internet só cresce no país, tendo uma projeção de
faturamento para o final do ano de 28 bilhões de reais.
O mais interessante na Web 3.0 é
a relação existente entre os usuários e as marcas (demanda e oferta). Tendo o
big data como facilitador, as marcas tentam cada vez mais se aproximar de seus
consumidores tentando buscando criar vínculos emocionais e demonstrar foco no
cliente. Além disso, com a evolução da internet, um marketing contínuo foi
desenvolvido (novos formatos de mídia foram criados) visando estar sempre
presente para todos os consumidores de forma efetiva, sendo mais interativos e
dando ao usuário maior poder através do compartilhamento de tal conteúdo.
Partindo desse ponto de vista,
as marcas demonstram-se mais humanizadas e desenvolvem uma nova estratégia
conhecida como Marketing 3.0, que consiste em estabelecer um elo com o cliente.
Criar um vínculo emocional é muito mais eficaz do que um vínculo funcional (baseado
nos diferenciais de seu produto, que podem ser facilmente copiados).
A partir do estudo da Internet,
é possível se entender a relação entre o mundo online e o mundo offline. É necessário
entender ocmo um dos mundos pode reverberar o outro (como trazer o online para
o offline de forma lucrativa e vice-versa). Assim, surgem os Hot Topics,
assuntos e conteúdos pontuais que surgem com grande intensidade e saem de pauta
rapidamente. Tais assuntos devem ser aproveitados pelas empresas de forma eficiente
para que essa reverberação ocorra.
Derivado
desse novo cenário, surge um paradigma de mídia que a divide em Earned, Owned e
Paid Medias, conforme a imagem a seguir:
Conclui-se assim que existe hoje a necessidade, por parte das marcas, de criar uma proximidade e um elo com seu consumidor e, para isso, é necessário conhece-lo. Além disso, para atrair esse consumidor, que é bombardeado diariamente com diversos conteúdos e diversas informações, é necessário se destacar, sendo o mais atraente e o mais interativo possível (é preciso se ter uma interatividade interessante, inteligente e criativa). Por fim, vale destacar que o Storytelling funciona e engaja o público almejado, caso seja feito de forma bem elaborada.
Ferramentas usadas no SEO e no SEM:
- Tags de páginas e palavras
- Ad Words
- Webmaster Tools Google
- Analytics
- Webmaster Tools - Bing
- Trends
- Youtube Insight
- Facebook Page Insights
Search Engine Marketing (SEM) e Search Engine Optimation (SEO) são ferramentas que se complementam e ajudam a destacar as marcas que os fazem de maneira eficaz. Segue exemplo explicativo:
Eduardo Montanari
Rafael Machado
Victor Novais
Yago Stevan






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