segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Universo Digital - Gustavo Macedo

                No segundo horário, tivemos o prazer de assistir à palestra do Gustavo Macedo, gerente de SEO (Search Engine Optimation) da iProspect, agência focada em SEO, vinculada à Agência Click. Gustavo já trabalha com o mercado digital desde 1999 e isso o levou ao seu cargo atual na agência, ao comitê de search do IAB (Interacting Advertising Bureau) e ao seu cargo de professor de SEO no SENAC.
                Primeiramente, é importante entender o significado de SEO. Search Engine Optimation, são técnicas para posicionar adequadamente seu site diante de buscadores ou em forma de advertising, por toda a internet (como por exemplo o site de buscas do Google). Gustavo justifica sua profissão e seu gosto pelo mundo da Internet pelo fato de ela ser feita por pessoas (por todos os usuários que a utilizam) e não máquinas. Qualquer usuário é capaz de fornecer e compartilhar conteúdo, tornando-se assim um potencial formador de opinião.
                Estando no mercado a tanto tempo, ele presenciou a evolução da internet, assim como as diversas fases da web no Brasil e no mundo (Web 1.0, Web 2.0 e a atual Web 3.0). Ele nos conta que a Internet no Brasil cresce não só em volume como também em qualidade e que as pessoas estão começando a gastar cada vez mais na Internet. Tendo a web como principal meio, a Internet vem se tornando mais confiável à medida em que as pessoas a utilizam e aprimoram seu conteúdo e suas mecânicas cada vez mais. O que comprova essa evolução é o fato de os usuários não comprarem apenas eletrônicos, mas consumirem também diversos produtos e até mesmo serviços, dando destaque para artigos de moda (roupas e acessórios). Assim como nossa professora de Arenas Digitais e Mídias Sociais Beatriz já nos explicou, Gustavo reforço os conceitos das fases da Web, Storytelling e Tipos de Mídia. Na verdade, disse que seu trabalho existe hoje graças a esses conceitos, que são extremamente dinâmicos e vivem se modificando, estando em beta perpétuo e sendo cada vez mais ubíquos.
                O Brasil é hoje o terceiro maior país em presença na internet, que já é o segundo meio em faturamento no país. O bolo publicitário digital estimado é de 3 bilhões de reais, sendo dividido entre buscadores (search, que representa 50% do faturamento) e display (banners, e-mail marketing, que representam os outros 50% do faturamento). O cenário é positivo, a internet só cresce no país, tendo uma projeção de faturamento para o final do ano de 28 bilhões de reais.
                O mais interessante na Web 3.0 é a relação existente entre os usuários e as marcas (demanda e oferta). Tendo o big data como facilitador, as marcas tentam cada vez mais se aproximar de seus consumidores tentando buscando criar vínculos emocionais e demonstrar foco no cliente. Além disso, com a evolução da internet, um marketing contínuo foi desenvolvido (novos formatos de mídia foram criados) visando estar sempre presente para todos os consumidores de forma efetiva, sendo mais interativos e dando ao usuário maior poder através do compartilhamento de tal conteúdo.
                Partindo desse ponto de vista, as marcas demonstram-se mais humanizadas e desenvolvem uma nova estratégia conhecida como Marketing 3.0, que consiste em estabelecer um elo com o cliente. Criar um vínculo emocional é muito mais eficaz do que um vínculo funcional (baseado nos diferenciais de seu produto, que podem ser facilmente copiados).
                A partir do estudo da Internet, é possível se entender a relação entre o mundo online e o mundo offline. É necessário entender ocmo um dos mundos pode reverberar o outro (como trazer o online para o offline de forma lucrativa e vice-versa). Assim, surgem os Hot Topics, assuntos e conteúdos pontuais que surgem com grande intensidade e saem de pauta rapidamente. Tais assuntos devem ser aproveitados pelas empresas de forma eficiente para que essa reverberação ocorra.

               Derivado desse novo cenário, surge um paradigma de mídia que a divide em Earned, Owned e Paid Medias, conforme a imagem a seguir:


                 Conclui-se assim que existe hoje a necessidade, por parte das marcas, de criar uma proximidade e um elo com seu consumidor e, para isso, é necessário conhece-lo. Além disso, para atrair esse consumidor, que é bombardeado diariamente com diversos conteúdos e diversas informações, é necessário se destacar, sendo o mais atraente e o mais interativo possível (é preciso se ter uma interatividade interessante, inteligente e criativa). Por fim, vale destacar que o Storytelling funciona e engaja o público almejado, caso seja feito de forma bem elaborada.

Ferramentas usadas no SEO e no SEM:
  • Tags de páginas e palavras 
  • Ad Words 
  • Webmaster Tools Google
  • Analytics 
  • Webmaster Tools - Bing
  • Trends
  • Youtube Insight
  • Facebook Page Insights 




Search Engine Marketing (SEM) e Search Engine Optimation (SEO) são ferramentas que se complementam e ajudam a destacar as marcas que os fazem de maneira eficaz. Segue exemplo explicativo:



 CSOS6C

Eduardo Montanari 
Rafael Machado
Victor Novais
Yago Stevan

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