domingo, 15 de setembro de 2013

Mãe Terra: vida mais saudável e equilibrada


O post de hoje é sobre a Mãe Terra, uma empresa que foca em produtos naturais e busca se diferenciar no mercado através disso, além de ter como força o seu lado sustentável.
Em 1979, o Restaurante Natural Savita foi criado pelos irmãos Zurita. Nele, somente comidas naturais e orgânicas eram servidas, pois perceberam a necessidade de uma alimentação saudável, natural e que, consequentemente, ofereça qualidade de vida para aqueles que procuram isso no seu dia a dia. Não somente na alimentação, mas na sua vida como um todo.
 Ao longo das décadas, a venda dos produtos separadamente eram muito mais rentáveis do que o restaurante como um todo, pois encontravam-se em uma época na qual as pessoas estavam ingerindo alimentos que, por passarem por diversas etapas de produção, perdiam substâncias vitais para o bom funcionamento do organismo. Desta maneira, houve uma transformação na empresa: de Restaurante Savita para Empresa Mãe Terra, a qual  oferece produtos com a crença da importância do cuidado das pessoas com muito sabor e alegria.
Trabalhamos com alegria porque acreditamos nos nossos alimentos. Em um mundo repleto de artificiais e refinados, dá orgulho oferecer produtos naturais de verdade, deliciosos, que fazem bem para as pessoas e ao planeta” (site Mãe Terra).
Por muitos anos, a empresa manteve seu foco de distribuição somente em lojas de produtos naturais, reforçando a grande tradição da marca. Com uma demanda crescente (aproximadamente 30% por ano), os produtos da Mãe Terra passaram a ser muito procurados, gerando seu desenvolvimento e a necessidade de aumento de pontos de venda. Assim, em 2008, a empresa passou por um reposicionamento e começou a distribuir também para todas grandes redes do Brasil. Com esse forte crescimento, ela  temeu perder sua essência, e como solução para esse problema, foram definidos 7 princípios que fazem com que a Mãe Terra sempre mantenha seus valores e tradição:
Longo antigo da Mãe Terra
1.      SEM conservantes e aromas artificiais.
2.      SEM açúcar branco e gorduras trans.
3.      SEM transgênicos.
4.      MAIS integral; mais nutritivo.
5.      ORGÂNICO, sempre que possível.
6.      NÍVEIS MODERADOS de sódio.
7.      SABOR! Além de natural, tem que ser gostoso.

Com a reestruturação na empresa, surgiu também a necessidade da mudança do site da empresa, modernizando-o e também a mudança do logo, que antes demonstrava a venda de insumos e que em 2008 passou a vender produtos. 





   O novo logo possui 5 elementos que caracterizam a empresa. A seguir encontra-se a explicação da Mãe Terra por esses elementos:
 1.       A ÁRVORE - Fábrica de frutos e a Mãe Terra, uma fábrica de produtos naturais. O orgulho da Mãe Terra em produzir alimentos direto da natureza.
 2.       A TERRA – A terra germina e faz nascer. Ela nutre, sustenta e acolhe. Uma terra bem cuidada gera uma árvore forte e bela. (Concretiza a transformação e a potencialidade da empresa).
 3.       A FOLHA – Na natureza as folhas processam a energia do sol e devolvem oxigênio para o ar. Na Mãe Terra o processamento simboliza a transformação do insumo em produtos, nos quais apenas aditivos naturais são utilizados. (Demonstra a capacidade de pensamento da empresa)
  1. 4.       O FRUTO - O fruto é, aqui, mais do que alimento que a Mãe Terra oferece. Ele é o resultado de um trabalho cuidadoso e consistente. (Apresenta o lançamento de novos produtos)
  2. 5.       O PÁSSARO – O vôo do pássaro, além de ser símbolo de leveza e liberdade, mostra a integração da Mãe Terra com todos os seres da natureza. (Mostra aonde a empresa deseja chegar, sua leveza, o benefício emocional do cuidado com a natureza; uma empresa que cuida do bem-estar).

A empresa hoje apresenta um grande portfólio de produtos, trazendo 18 linhas diferentes para seus consumidores. Entre elas encontramos:
·         O primeiro macarrão instantâneo natural e orgânico do Brasil.
·         Salgadinho orgânico, o único aprovado nas escolas.
·         Cookies Integrais, primeiro Diet e Light orgânicos do Brasil.
·         Madá, primeira sopa instantânea 100% natural.
·         Snacks, famosos lanchinhos reinventados que trazem remix de frutas secas, açaí e castanhas.
O setor de produtos naturais e orgânicos apresenta grande crescimento, como citado anteriormente, e devido a isso há a entrada de novos players nele, porém, as multinacionais ainda não conseguiram adentrar com muita força no setor, fazendo com que a Mãe Terra tenha tido tempo para se desenvolver e conquistar uma participação significativa de mercado.  Para conseguir essa participação, a empresa tenta cada vez mais investir em comunicação, porém com o fato de as mídias hoje em dia serem muito caras. ela tenta permanecer com as mídias instantâneas, virais e no ponto de venda (embalagem). Ela procura também fazer parcerias e participar de eventos para que a marca seja conhecida, visto que uma das crenças da marca é que a melhor forma de fidelizar seus clientes é fazer com que eles experimentem seus produtos.

  
Hoje os produtos da Mãe Terra são encontrados em todas as grandes redes e algumas regionais, mas com o desenvolvimento da marca, pretendem mais para frente entrar nos demais tipos de ponto de venda (varejistas e atacarejos). Em 5 a 10 anos, a empresa pretende ser líder no mercado de produtos naturais e orgânicos no Brasil, tanto pela distribuição quanto pela comunicação da marca gerada em compra, que hoje se focam para as mães que desejam uma alimentação mais saudável para seus filhos.

Quem tiver interesse pode encontrar maiores informações sobre a Mãe Terra na página deles no facebook, https://www.facebook.com/maeterraprodutosnaturaiseorganicos, e acompanhar as mudanças e o desenvolvimento dessa marca que tem tudo pra crescer e ganhar mais espaço na alimentação do brasileiro.

CSO 6B
Integrantes do Grupo:
- Andressa Meca
- Gabriella Nemer
- Laura Moreira
- Lila Ferradans
- Pedro Pedreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário