O post de hoje
é sobre a Mãe Terra, uma empresa que foca em produtos naturais e busca se
diferenciar no mercado através disso, além de ter como força o seu lado
sustentável.
Em 1979, o
Restaurante Natural Savita foi criado pelos irmãos Zurita. Nele, somente
comidas naturais e orgânicas eram servidas, pois perceberam a necessidade de
uma alimentação saudável, natural e que, consequentemente, ofereça qualidade de
vida para aqueles que procuram isso no seu dia a dia. Não somente na
alimentação, mas na sua vida como um todo.
Ao longo das décadas, a venda dos produtos
separadamente eram muito mais rentáveis do que o restaurante como um todo, pois
encontravam-se em uma época na qual as pessoas estavam ingerindo alimentos que,
por passarem por diversas etapas de produção, perdiam substâncias vitais para o
bom funcionamento do organismo. Desta maneira, houve uma transformação na
empresa: de Restaurante Savita para Empresa Mãe Terra, a qual oferece produtos com a crença da importância
do cuidado das pessoas com muito sabor e alegria.
“Trabalhamos com alegria porque acreditamos
nos nossos alimentos. Em um mundo repleto de artificiais e refinados, dá orgulho oferecer produtos naturais de
verdade, deliciosos, que fazem bem para as pessoas e ao planeta” (site Mãe Terra).
Por muitos
anos, a empresa manteve seu foco de distribuição somente em lojas de produtos
naturais, reforçando a grande tradição da marca. Com uma demanda crescente
(aproximadamente 30% por ano), os produtos da Mãe Terra passaram a ser muito
procurados, gerando seu desenvolvimento e a necessidade de aumento de pontos de
venda. Assim, em 2008, a empresa passou por um reposicionamento e começou a
distribuir também para todas grandes redes do Brasil. Com esse forte
crescimento, ela temeu perder sua
essência, e como solução para esse problema, foram definidos 7 princípios que
fazem com que a Mãe Terra sempre mantenha seus valores e tradição:
![]() |
| Longo antigo da Mãe Terra |
1.
SEM conservantes e aromas artificiais.
2.
SEM açúcar branco e gorduras trans.
3.
SEM transgênicos.
4.
MAIS integral; mais nutritivo.
5.
ORGÂNICO, sempre que possível.
6.
NÍVEIS MODERADOS de sódio.
7.
SABOR! Além de natural, tem que ser gostoso.
Com a reestruturação na empresa,
surgiu também a necessidade da mudança do site da empresa, modernizando-o e
também a mudança do logo, que antes demonstrava a venda de insumos e que em
2008 passou a vender produtos.
![]() |
O novo logo possui 5 elementos
que caracterizam a empresa. A seguir encontra-se a explicação da Mãe Terra por
esses elementos:
1.
A ÁRVORE - Fábrica de frutos e a Mãe Terra, uma fábrica de produtos
naturais. O orgulho da Mãe Terra em produzir alimentos direto da natureza.
2.
A
TERRA – A terra germina e faz nascer. Ela nutre, sustenta e acolhe. Uma
terra bem cuidada gera uma árvore forte e bela. (Concretiza a transformação e a
potencialidade da empresa).
3.
A
FOLHA – Na natureza as folhas processam a energia do sol e devolvem
oxigênio para o ar. Na Mãe Terra o processamento simboliza a transformação do
insumo em produtos, nos quais apenas aditivos naturais são utilizados.
(Demonstra a capacidade de pensamento da empresa)
- 4. O FRUTO - O fruto é, aqui, mais do que alimento que a Mãe Terra oferece. Ele é o resultado de um trabalho cuidadoso e consistente. (Apresenta o lançamento de novos produtos)
- 5. O PÁSSARO – O vôo do pássaro, além de ser símbolo de leveza e liberdade, mostra a integração da Mãe Terra com todos os seres da natureza. (Mostra aonde a empresa deseja chegar, sua leveza, o benefício emocional do cuidado com a natureza; uma empresa que cuida do bem-estar).
A empresa hoje apresenta um grande portfólio de produtos, trazendo 18
linhas diferentes para seus consumidores. Entre elas encontramos:
·
O primeiro macarrão instantâneo natural e
orgânico do Brasil.
·
Salgadinho orgânico, o único aprovado nas
escolas.
·
Cookies Integrais, primeiro Diet e Light
orgânicos do Brasil.
·
Madá, primeira sopa instantânea 100% natural.
·
Snacks, famosos lanchinhos reinventados que
trazem remix de frutas secas, açaí e castanhas.
O setor de
produtos naturais e orgânicos apresenta grande crescimento, como citado
anteriormente, e devido a isso há a entrada de novos players nele, porém, as
multinacionais ainda não conseguiram adentrar com muita força no setor, fazendo
com que a Mãe Terra tenha tido tempo para se desenvolver e conquistar uma
participação significativa de mercado.
Para conseguir essa participação, a empresa tenta cada vez mais investir
em comunicação, porém com o fato de as mídias hoje em dia serem muito caras. ela
tenta permanecer com as mídias instantâneas, virais e no ponto de venda
(embalagem). Ela procura também fazer parcerias e participar de eventos para
que a marca seja conhecida, visto que uma das crenças da marca é que a melhor
forma de fidelizar seus clientes é fazer com que eles experimentem seus
produtos.
Hoje os
produtos da Mãe Terra são encontrados em todas as grandes redes e algumas
regionais, mas com o desenvolvimento da marca, pretendem mais para frente
entrar nos demais tipos de ponto de venda (varejistas e atacarejos). Em 5 a 10
anos, a empresa pretende ser líder no mercado de produtos naturais e orgânicos
no Brasil, tanto pela distribuição quanto pela comunicação da marca gerada em
compra, que hoje se focam para as mães que desejam uma alimentação mais
saudável para seus filhos.
Quem tiver
interesse pode encontrar maiores informações sobre a Mãe Terra na página deles no
facebook, https://www.facebook.com/maeterraprodutosnaturaiseorganicos,
e acompanhar as mudanças e o desenvolvimento dessa marca que tem tudo pra
crescer e ganhar mais espaço na alimentação do brasileiro.
CSO 6B
Integrantes do Grupo:
- Andressa Meca
- Gabriella Nemer
- Laura Moreira
- Lila Ferradans
- Pedro Pedreira
CSO 6B
Integrantes do Grupo:
- Andressa Meca
- Gabriella Nemer
- Laura Moreira
- Lila Ferradans
- Pedro Pedreira



Nenhum comentário:
Postar um comentário