No dia 23/09 recebemos o palestrante, gerente de embalagem e
sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar, Aparecido Borghi.
No inicio da palestra ele apresentou o Grupo Pão de Açúcar e
todas suas marcas, sendo elas: Pão de Açúcar, Extra, Assai, Casas Bahia, Ponto
Frio, Barateiro, Partiu Viagens, Conviva, Taeq, Qualitá, Casino e Finladek. Ele
nos informou que o Pão de Açúcar faz lançamento anual de 600 novos produtos, ou
seja, há pelo menos quatro lançamentos por dia nas lojas.
Após a apresentação da empresa ele atentou-se a explicar
sobre a sustentabilidade apresentando diversos conflitos que permeiam esse
tema. Os slides faziam referência ao fato de que não precisamos salvar o
Planeta, mas sim salvar a humanidade, pois o planeta irá sobreviver com a escassez
dos recursos, no entanto, os prejudicados serão os seres humanos.
O termo que marcou essa parte da palestra foi: “Mega cidades,
Mega Problemas”, o grande desafio, portanto, é dar conta dos problemas que cercam a sociedade.
A prioridade corporativa do Pão de Açúcar não é ser classificado apenas como um mercado
que é totalmente sustentável, isso porque para você ser um mercado que receba esse titulo você precisa comprovar através da cadeia de produção que todo o
processo para a produção de um determinado produto possui estratégias de
redução nos impactos ambientais. Logo, o Pão de Açúcar deseja sim desenvolver a
consciência sustentável nos seus clientes, pois são as pessoas que precisam
entender o que está acontecendo com o planeta para tomar suas próprias decisões.
E assim cobrar das empresas uma postura responsável. Para isso o consumidor
precisa sair da posição de inércia, tomar consciência dos problemas ambientais,
verificar alternativas e meios para bloquear esse processo e após isso, ser um
disseminador de sustentabilidade.
Há apenas uma marca do Pão de Açúcar que assume e comprova
através do seu processo ser sustentável e ela está sendo usada para
conscientizar os clientes. A marca chama-se Taeq e possui produtos que são mais
saudáveis, há a linha light dos produtos que apela por uma alimentação mais
saudável e o preço costuma ser um pouco mais alto em relação aos produtos
ofertados por eles da marca Qualitá. O processo que comprova a marca Taeq ser
sustentável chama-se ciclo verde. O processo consiste em pegar as embalagens de
papel e papelão descartadas nos postos de reciclagem dos supermercados Pão de
Açúcar, levar para uma empresa que transforma aquela embalagem em papel e após
isso ela vira a embalagem de papel reciclado Taeq que armazena os produtos.
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| Ciclo Verde |
Esses produtos após serem consumidos tem sua embalagem descartada no postos de
reciclagem dos supermercados Pão de Açúcar e dessa forma o ciclo verde se fecha
e há, portanto, como comprovar que esse é um produto sustentável.
Desafios para o futuro.
O planeta tem recursos finitos, porem demanda infinita escassez versus desperdício acaba gerando conflito. As tentativa de reciclagem, produzir menos embalagens e embalagens renováveis não tem muita relevância, pois não resolvem todos os problemas. Por isso, o Pão de Açúcar quer entregar aos clientes um produto alem da embalagem verde, ele quer entregar uma conscientização de como ser sustentável. O consumidor necessita de motivação para agir diferente, informações suficientes e claras e oportunidade para adotar hábitos de consumo voltados para a sustentabilidade.
De acordo com o Palestrante, o Brasileiro se preocupa com o meio ambiente, mas ainda faz pouco. Ele não paga com "dinheiro" produtos ambientalmente corretos, mas está disposto a tomar atitudes sustentáveis que não "doam" no bolso.
Em suma, o Pão de Açúcar deseja tornar o consumidor
consciente para esse ser capaz de cobrar das empresas uma postura sustentável e
fazer desse mundo um lugar para a humanidade viver.
Grupo CSO 6C
Juliana Chiarella
Juliana Fantini
Kaue Preto
Loreny Roth
Rafael Domingos




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