segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O Lado Verde do Pão de Açúcar


No dia 23/09 recebemos o palestrante, gerente de embalagem e sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar, Aparecido Borghi.



No inicio da palestra ele apresentou o Grupo Pão de Açúcar e todas suas marcas, sendo elas: Pão de Açúcar, Extra, Assai, Casas Bahia, Ponto Frio, Barateiro, Partiu Viagens, Conviva, Taeq, Qualitá, Casino e Finladek. Ele nos informou que o Pão de Açúcar faz lançamento anual de 600 novos produtos, ou seja, há pelo menos quatro lançamentos por dia nas lojas.

Após a apresentação da empresa ele atentou-se a explicar sobre a sustentabilidade apresentando diversos conflitos que permeiam esse tema. Os slides faziam referência ao fato de que não precisamos salvar o Planeta, mas sim salvar a humanidade, pois o planeta irá sobreviver com a escassez dos recursos, no entanto, os prejudicados serão os seres humanos.


O termo que marcou essa parte da palestra foi: “Mega cidades, Mega Problemas”, o grande desafio, portanto, é dar conta dos problemas que cercam a sociedade.

A prioridade corporativa do Pão de Açúcar não é ser classificado apenas como um mercado que é totalmente sustentável, isso porque para você ser um mercado que receba esse titulo você precisa comprovar através da cadeia de produção que todo o processo para a produção de um determinado produto possui estratégias de redução nos impactos ambientais. Logo, o Pão de Açúcar deseja sim desenvolver a consciência sustentável nos seus clientes, pois são as pessoas que precisam entender o que está acontecendo com o planeta para tomar suas próprias decisões. E assim cobrar das empresas uma postura responsável. Para isso o consumidor precisa sair da posição de inércia, tomar consciência dos problemas ambientais, verificar alternativas e meios para bloquear esse processo e após isso, ser um disseminador de sustentabilidade.


Há apenas uma marca do Pão de Açúcar que assume e comprova através do seu processo ser sustentável e ela está sendo usada para conscientizar os clientes. A marca chama-se Taeq e possui produtos que são mais saudáveis, há a linha light dos produtos que apela por uma alimentação mais saudável e o preço costuma ser um pouco mais alto em relação aos produtos ofertados por eles da marca Qualitá. O processo que comprova a marca Taeq ser sustentável chama-se ciclo verde. O processo consiste em pegar as embalagens de papel e papelão descartadas nos postos de reciclagem dos supermercados Pão de Açúcar, levar para uma empresa que transforma aquela embalagem em papel e após isso ela vira a embalagem de papel reciclado Taeq que armazena os produtos. 

Ciclo Verde


Esses produtos após serem consumidos tem sua embalagem descartada no postos de reciclagem dos supermercados Pão de Açúcar e dessa forma o ciclo verde se fecha e há, portanto, como comprovar que esse é um produto sustentável.

Desafios para o futuro.
O planeta tem recursos finitos, porem demanda infinita escassez versus desperdício acaba gerando conflito. As tentativa de reciclagem, produzir menos embalagens e embalagens renováveis não tem muita relevância, pois não resolvem todos os problemas. Por isso, o Pão de Açúcar quer entregar aos clientes um produto alem da embalagem verde, ele quer entregar uma conscientização de como ser sustentável. O consumidor necessita de motivação para agir diferente, informações suficientes e claras e oportunidade para adotar hábitos de consumo voltados para a sustentabilidade. 
De acordo com o Palestrante, o Brasileiro se preocupa com o meio ambiente, mas ainda faz pouco. Ele não paga com "dinheiro" produtos ambientalmente corretos, mas está disposto a tomar atitudes sustentáveis que não "doam" no bolso.


Em suma, o Pão de Açúcar deseja tornar o consumidor consciente para esse ser capaz de cobrar das empresas uma postura sustentável e fazer desse mundo um lugar para a humanidade viver.





Grupo CSO 6C
Juliana Chiarella
Juliana Fantini
Kaue Preto
Loreny Roth

Rafael Domingos

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