domingo, 8 de setembro de 2013



Laclé - Inspiração e Luxo


Na última segunda feira (02/09) recebemos em sala de aula a diretora de marketing do instituto de pesquisa QualiBest, empresa que trabalha com métodos de pesquisa tradicionais, porém seu foco maior é em pesquisas pela internet. Ela nos apresentou um case muito interessante sobre a Laclé, painel de respondentes que é composto apenas por mulheres com uma renda muito alta, consumidoras de produtos de Luxo.
 Durante a palestra mostrou diversos dados particulares sobre o público, como funcionava a Laclé e como fizeram para atrair a colaboração desse target para as pesquisas de mercado.

Carreira

 Primeiramente, a palestrante nos falou um pouco de suas experiências e da rota que traçou até chegar ao instituto QualiBest. Ela morava em recife e era dançarina de dança folclórica, inclusive disse que ainda se lembrava de como fazer mais de 300 passos de Frevo!
Ainda na faculdade começou a trabalhar na Ipsos, um dos mais prestigiados institutos de pesquisa do mercado, onde formou a base de sua carreira durante 5 anos. Depois disso foi para o Terra, hoje um dos principais portais de notícias online, mas que na época de início da internet no Brasil era mais focado na venda de conexão banda larga. No Terra, trabalhou durante 8 anos e saiu como gerente de marketing. Ainda passou por uma agência de publicidade trabalhando com mídia e planejamento antes de chegar ao Instituto QualiBest para trabalhar com o desenvolvimento de novas metodologias de pesquisa.

QualiBest

O Instituto QualiBest se caracteriza por suas metodologias de pesquisa online, na maioria das vezes por painéis cujos participantes respondem os questionários  via internet.
Esse processo funciona da seguinte maneira:
- Os interessados se cadastram no site da QualiBest para participar das pesquisas.
- O instituto aplica um pequeno questionário para determinar o perfil do respondente
- Dependendo do público a ser entrevistado é enviado um convite por e-mail ao painelista que se enquadrar no perfil dessa pesquisa
- A pessoa responde a pesquisa e ganha pontos que podem ser trocados por vale compras em lojas parceiras do Instituto QualiBest.




A fim de montar um painel que pudesse contemplar pesquisas para marcas de luxo, a QualiBest formou a Laclé, que agrega apenas mulheres moradoras da cidade de São Paulo, de renda elevada, consumidoras deste tipo de produto. Sendo o primeiro painel composto por pessoas deste perfil, a Laclé é denominada a "chave para o mercado de luxo" expreção que dá origem ao logo.
A maior dificuldade deste projeto seria então encontrar um “motivo” para que essas consumidoras respondessem os questionários. Primeiramente, nenhuma delas se candidataria a um painel para responder pesquisas espontaneamente. Depois, o mesmo método de acúmulo de pontos para serem trocados por vale compras posteriormente não funcionaria com essas respondentes, pois estamos falando de pessoas das quais um simples vale compras de valor simbólico, não afetaria significativamente nem o seu humor do dia.
A solução que a QualiBest encontrou então foi o engajamento social. Sendo assim, toda a vez que uma delas participa de um estudo a Laclé faz uma doação a uma instituição parceira ou de escolha da participante em nome dela. Segundo a palestrante, essa saída se mostrou bastante efetiva.
As integrantes da Laclé participam de um grupo fechado no facebook, no qual são estimuladas a participar de algumas atividades de acordo com a pesquisa e andamento. Esse grupo é exclusivo e novas integrantes só podem entrar por indicação.
Além do grupo na rede social e dos questionários online, a Laclé ainda utiliza de outras ferramentas para extrair opiniões e descobrir os hábitos dessas consumidoras. Algumas dessas ferramentas são diários online, chat com um moderador, atividades disponíveis num blog exclusivo, e também as presenciais e mais tradicionais focus group.

Conclusão

O mais interessante sobre a palestra, além de descobrir muitas particularidades sobre o perfil das mulheres dessa classe, foi aprender com o desdobramento da QualiBest que consegue se adaptar e conquistar diversos públicos de costumes, classes e estilos de vida completamente diferentes, que colaboram para a realização de suas pesquisas, estudando suas particularidades e conseguindo então recompensá-los da maneira mais adequada a colaboração que deram ao estudo.


Grupo

João Theoto
Victor Saints
Rafael Belber
Mariana Moraes
Felipe Riera
Fábio Nassar
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário