Laclé - Inspiração e Luxo
Na última segunda feira (02/09) recebemos em sala de aula a
diretora de marketing do instituto de pesquisa QualiBest, empresa que trabalha
com métodos de pesquisa tradicionais, porém seu foco maior é em pesquisas pela
internet. Ela nos apresentou um case muito interessante sobre a Laclé, painel
de respondentes que é composto apenas por mulheres com uma renda muito alta,
consumidoras de produtos de Luxo.
Durante a palestra mostrou diversos dados particulares sobre o público, como funcionava a Laclé e como fizeram para atrair a colaboração desse target para as pesquisas de mercado.
Carreira
Primeiramente, a palestrante nos falou um pouco de suas
experiências e da rota que traçou até chegar ao instituto QualiBest. Ela morava
em recife e era dançarina de dança folclórica, inclusive disse que ainda se
lembrava de como fazer mais de 300 passos de Frevo!
Ainda na faculdade começou a trabalhar na Ipsos, um dos mais
prestigiados institutos de pesquisa do mercado, onde formou a base de sua
carreira durante 5 anos. Depois disso foi para o Terra, hoje um dos principais
portais de notícias online, mas que na época de início da internet no Brasil
era mais focado na venda de conexão banda larga. No Terra, trabalhou durante 8
anos e saiu como gerente de marketing. Ainda passou por uma agência de
publicidade trabalhando com mídia e planejamento antes de chegar ao Instituto
QualiBest para trabalhar com o desenvolvimento de novas metodologias de
pesquisa.
QualiBest
O Instituto QualiBest se caracteriza por suas metodologias
de pesquisa online, na maioria das vezes por painéis cujos participantes
respondem os questionários via internet.
Esse processo funciona da seguinte maneira:
- Os interessados se cadastram no site da QualiBest para
participar das pesquisas.
- O instituto aplica um pequeno questionário para determinar
o perfil do respondente
- Dependendo do público a ser entrevistado é enviado um
convite por e-mail ao painelista que se enquadrar no perfil dessa pesquisa
- A pessoa responde a pesquisa e ganha pontos que podem ser
trocados por vale compras em lojas parceiras do Instituto QualiBest.
A fim de montar um painel que pudesse contemplar pesquisas
para marcas de luxo, a QualiBest formou a Laclé, que agrega apenas mulheres
moradoras da cidade de São Paulo, de renda elevada, consumidoras deste tipo de
produto. Sendo o primeiro painel composto por pessoas deste perfil, a Laclé é denominada a "chave para o mercado de luxo" expreção que dá origem ao logo.
A maior dificuldade deste projeto seria então encontrar um “motivo”
para que essas consumidoras respondessem os questionários. Primeiramente,
nenhuma delas se candidataria a um painel para responder pesquisas
espontaneamente. Depois, o mesmo método de acúmulo de pontos para serem
trocados por vale compras posteriormente não funcionaria com essas respondentes,
pois estamos falando de pessoas das quais um simples vale compras de valor simbólico,
não afetaria significativamente nem o seu humor do dia.
A solução que a QualiBest encontrou então foi o engajamento
social. Sendo assim, toda a vez que uma delas participa de um estudo a Laclé
faz uma doação a uma instituição parceira ou de escolha da participante em nome
dela. Segundo a palestrante, essa saída se mostrou bastante efetiva.
As integrantes da Laclé participam de um grupo fechado no
facebook, no qual são estimuladas a participar de algumas atividades de acordo
com a pesquisa e andamento. Esse grupo é exclusivo e novas integrantes só podem
entrar por indicação.
Além do grupo na rede social e dos questionários online, a
Laclé ainda utiliza de outras ferramentas para extrair opiniões e descobrir os
hábitos dessas consumidoras. Algumas dessas ferramentas são diários online,
chat com um moderador, atividades disponíveis num blog exclusivo, e também as presenciais
e mais tradicionais focus group.
Conclusão
O mais interessante sobre a palestra, além de descobrir
muitas particularidades sobre o perfil das mulheres dessa classe, foi aprender
com o desdobramento da QualiBest que consegue se adaptar e conquistar diversos públicos
de costumes, classes e estilos de vida completamente diferentes, que colaboram
para a realização de suas pesquisas, estudando suas particularidades e
conseguindo então recompensá-los da maneira mais adequada a colaboração que
deram ao estudo.
Grupo
João Theoto
Victor Saints
Rafael Belber
Mariana Moraes
Felipe Riera
Fábio Nassar
Nenhum comentário:
Postar um comentário