No
último dia 2 de setembro, a turma de Abordagens Contemporâneas da Comunicação
Mercadológica recebeu a Diretora de Marketing, Lusia Nicolino, da Qualibest, um
renomado instituto de pesquisa de mercado, para uma palestra sobre o mercado de
luxo.
Para
entender melhor o mercado de luxo é importante mencionar o filósofo francês
Gilles Lipovetsky, cuja obra “O luxo eterno” discorre sobre a origem das
práticas de consumo ligadas ao luxo desde a antiguidade até os grandes
conglomerados como o LMVH. Independentemente da época, o luxo sempre esteve
relacionado a objetos, momentos, experiências raras, especiais, em alguns casos
até sagradas, ou seja, seu acesso fica restrito a uma pequena parcela da
população.
Quando
visto sob a ótica do Marketing, o luxo adquire outros contornos, visando
atingir o máximo do seu potencial lucrativo. Nesse sentido, a pesquisadora
Danielle Allérès divide o luxo em três categorias: luxo inacessível – possui
métodos de fabricação muitas vezes artesanais, ótima qualidade e servem como
referência para as pessoas e marcas; luxo intermediário – produtos menos
sofisticados e exclusivos, modernos e de marcas menos estabelecidas; luxo
acessível – produtos fabricados em série de menor qualidade.
Foi
buscando entender o que as consumidoras do mercado de luxo pensam, desejam e
consomem, que o Instituto Qualibest criou o projeto La Clé, um painel
especializado em mapear o comportamento destas mulheres. Esta é um iniciativa
inédita no brasil, e, com isso, abriu um canal exclusivo entre as marcas do
mercado de luxo e um seleto grupo de mulheres de São Paulo.
A base
de dados do Projeto La Clé é composta por um público extremamente específico.
São mulheres do Estado de São Paulo, maiores de 18 anos e com renda familiar
acima de R$40.000,00 por mês, ou seja, com um alto poder aquisitivo. Além disso, essas
mulheres só podem ingressar no projeto por indicação de uma pessoa que já faz
parte do programa, por alguem da própria Qualibest, ou por uma das presidentes
das Instituições Beneficentes que são parceiras da rede La Clé.
Uma das
grandes questões a serem solucionadas pela Qualibest foi como manter o
interesse das participantes La Clé e fazer com que elas continuem engajadas no
projeto, respondendo às pesquisas. Para isso, foram feitas parcerias com
instituições filantrópicas, e, cada vez que uma pesquisa fosse respondida,
seriam feitas doações para essas instituições em nome da pessoa.
As instituições
que fazem parte da Rede La Clé são:
É com
base nisso, que a La Clé desenvolveu um de seus Slogans: “Mais do que dados e
informação, a La Clé promove INSPIRAÇÃO.”
O
projeto La Clé proporciona 6 tipos diferentes de interação com as suas
participantes. São:
- My Secret
Diary: as participantes poderão revelar os detalhes da sua rotina em um diário
virtual secreto, cujos dados são confidenciais e só podem ser vistos pelo
instituto;
- Exclusive Feedback: as participantes opinam sobre determinado assunto, por meio de um chat com um profissional da La Clé;
- Talk to Me:
as participantes são convidadas a desenvolver algumas atividades proposta em um
blog privado;
- Special
Meetings: são grupos de discussão online;
- L.A.B.: as
participantes avaliam e experimentam produtos e serviços exclusivos;
- Click: as
participantes respondem um questionário eletrônico.
O mercado de luxo sempre foi considerado uma “Caixa Preta”, uma
vez que seu comportamento é pouco conhecido e cheio de mitos. O projeto La Clé
foi fundamental para desvendar alguns deles.
Mitos Desvendados:
Mulheres Ricas
não trabalham:
47% mulheres
da Classe A+++ exercem uma atividade remunerada.
Mulheres Ricas só usam
produtos importados
Muitas delas usam marcas
como AREZZO
Mulheres Ricas só leem VOGUE
A maior parte delas le
revistas gratuitas do shopping Iguatemi e JK
Mulheres Ricas não assistem
televisão aberta
77% delas assistem novela
Mulheres Ricas não compram
pela internet
O site o que vestir é uma
referencia online em moda para elas
Mulheres Ricas torcem para o
São Paulo
Muitas torcem para o
Corinthians
Conclusão
Ana Catarina Holtz
Fernanda Guedes
Marcella Matarazzo
Maurício Chino
Natalia Orfali
Nathalia Vieira
CSOS6B

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